Plenário do Senado aprova indicação para novo diretor da ANTT

Da Redação | 29/05/2019, 19h15

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (29) a indicação de Davi Ferreira Gomes Barreto para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A indicação (MSF 12/2019), feita em março pela Presidência da República, foi aprovada por 63 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção.

Davi Barreto é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em regulação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente exerce o cargo de conselheiro substituto no Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

O novo diretor foi sabatinado nesta semana na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), quando se comprometeu a contribuir para o fortalecimento da ANTT e para a regulação de infraestrutura de transportes no país.

Barreto disse ainda que a ANTT deve ter como agenda o fortalecimento do transporte ferroviário, com meta de passar de 15% para 31% o volume de carga transportada. O Brasil tem hoje apenas 10 mil quilômetros de malha ferroviária plenamente operacional e 1,7 milhão de quilômetros de rodovias.

Relator da indicação na CI, o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu votos favoráveis ao engenheiro.

— É uma pessoa preparada, com vasta experiência no setor público. Tivemos o privilégio de conversar de forma pessoal com ele e percebi que é competente e, acima de tudo, compromissado com o setor público brasileiro. É fundamental que melhoremos a infraestrutura em relação não só ao transporte rodoviário, mas ferroviário e aquaviário — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)