Lasier defende importância da democracia

Da Redação | 15/05/2019, 19h49

Ao discursar no Plenário na noite desta quarta-feira (15), o senador Lasier Martins (Pode-RS) destacou a importância da democracia. Ele admitiu que as democracias não são perfeitas, mas abrem a possibilidade de participação popular. Lasier lembrou que a definição de democracia é governo do povo, em que a população pode se manifestar por meio do voto. Ele disse, porém, que muitos que exercem o poder se esquecem do povo, fazendo o país ter uma democracia “muito parcial”.

— Hoje, temos desigualdades, carências e injustiças. A democracia só tem sido boa para ricos e privilegiados. Mas a democracia precisa existir para todos —declarou.

O senador destacou recentes pesquisas sobre a percepção da democracia no Brasil. Segundo o senador, as pesquisas apontam que 83% dos brasileiros estão insatisfeitos com o funcionamento da democracia nacional, e 32% acreditam que não vale a pena conversar sobre política com quem pensa diferente. Ainda com base nas pesquisas, Lasier destacou que a população acredita que a democracia regrediu nos últimos anos e que, em 19 países, o Brasil é o que tem a população mais inclinada ao populismo.

— O desafio central é promover valores republicanos. É preciso ainda praticar a boa política, incluir mais cidadãos no mercado de trabalho e de consumo. Aí sim, teremos uma verdadeira democracia — afirmou

Drogas

O senador também comemorou a aprovação do projeto que altera a legislação da política nacional sobre drogas (PLC 37/2013). Lasier lembrou que o projeto tramitou por vários anos no Congresso e agora segue para a sanção da Presidência da República. Na visão do senador, o projeto pode colaborar no combate do que ele chamou de “mais grave flagelo do Brasil”: o tráfico e o consumo de drogas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)