Convênio lança as bases para centro cultural do Congresso

Da Redação | 16/11/2018, 16h28

A diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, assinou, na manhã desta sexta-feira (16), com o secretário de Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, convênio para cessão de posse de terreno da União destinado à futura sede do Centro Cultural do Congresso Nacional.

Ilana Trombka destacou que o centro cultural deverá reunir atividades de museu e atendimento à comunidade. A diretora-geral informou ainda que na próxima semana fará reunião com a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF), que manifestaram interesse em participar do projeto. Na reunião deverá ser definido o desenho arquitetônico do centro cultural, bem como o levantamento de recursos para as obras de reforma, que poderão, segundo ela, ser obtidos por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura ou de parcerias público-privadas.

— É papel dos três Poderes da União e do Congresso, como guardião da legislação, não só abrigar mobiliário e obras de arte, mas também promover atividades para escolas — disse a diretora-geral.

Dinamar Rocha, diretora da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGIdoc), explicou que as atuais instalações do Museu do Senado, próximas ao Plenário, além de espaço físico restrito, impossibilitam exposições temporárias. Citou ainda restrições relativas a segurança, pelo fato de o Palácio do Congresso Nacional ser a sede do Legislativo.

Situado no Setor de Clubes Norte de Brasília, o prédio objeto do convênio já foi sede do Clube dos Servidores Civis e da Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), porém está desocupado há anos. Em contrapartida à cessão do imóvel, o Senado ficará responsável pela manutenção do terreno e do prédio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)