Professor Oriovisto Guimarães e Flávio Arns eleitos pelo Paraná para o Senado

Da Redação | 07/10/2018, 20h32

Os paranaenses escolheram um novato e trouxeram de volta um ex-senador para representar o estado nos próximos oito anos no Senado. Com 100% das urnas apuradas, Professor Oriovisto Guimarães (Pode) obteve 2.957.135 de votos e Flávio Arns (Rede) conquistou 2.331.696 de votos neste domingo (7).

Oriovisto Guimarães (Pode)

Oriovisto Guimarães, 73 anos, é natural de Batatais (SP). Empresário, foi um dos fundadores, em 1972, do Curso Positivo, que teve muito sucesso em Curitiba e se tornou um conglomerado na área de educação. É ex-presidente do Grupo Positivo e ex-reitor da Universidade Positivo. Quando jovem, participou de movimentos estudantis. Apesar de ter sido filiado ao PSDB por mais de dez anos, nunca havia disputado uma eleição ou ocupado cargo público. Seus suplentes são Paulo Salamuni (PV) e Plinio Destro (PSC).

Flávio Arns (Rede)

Flávio José Arns nasceu em Curitiba e tem 67 anos. É formado em Letras pela PUC-PR e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também fez mestrado. É PhD em Linguística pela Universidade Northwestern (EUA), especializando em comportamento e linguagem. Foi senador entre 2003 e 2011, quando foi eleito vice-governador. Também foi deputado federal entre 1991 e 2003. Foi presidente da Federação Nacional das Apaes, voltadas para educar crianças portadoras de deficiência. Integrou o PSDB e o PT, tendo ingressado na Rede em 2017. Tem como suplentes Vilson Basso (Rede) e Flavio Vicente (Rede).

Os dois entram nas vagas que serão deixadas por Roberto Requião (MDB), que disputava a reeleição e ficou em terceiro lugar, e por Gleisi Hoffmann (PT), eleita deputada federal neste domingo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)