Reforma do Plenário não altera pauta de votações, garante Eunício

Da Redação | 08/08/2018, 19h42

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (8) que a reforma no sistema de áudio e de imagem do Plenário não acarretará a paralisação dos trabalhos de votação. Eunício de Oliveira disse que o esforço concentrado marcado para a última semana de agosto será realizado normalmente e garantiu que a reforma está sendo feita dentro de uma programação que não paralisa o Congresso Nacional. Essas declarações foram feitas em Plenário durante a sessão deliberativa desta quarta.

— Não haverá interrupção dos trabalhos na semana em que foi convocada por este Presidente. Nos dias 28, 29 e 30 estaremos todos aqui, se Deus quiser, saindo do meio da campanha para virmos aqui cumprir também com a nossa obrigação, que é servir o Brasil, aprovando matérias importantes para o seu desenvolvimento e para que tenhamos um país, se Deus quiser, muito mais justo — asseverou.

A data prevista para o início dessa obra é 13 de agosto. Além de adaptar o auditório Petrônio Portella para a realização das sessões deliberativas, o Senado executou parte das obras durante o recesso parlamentar. Todos os procedimentos necessários para a passagens dos dutos do novo sistema já foram efetuados.

Calendário

Mais cedo, Eunício já havia anunciado um calendário especial de votações para os meses de agosto e setembro. Serão duas semanas em agosto e uma em setembro, para que o Congresso Nacional continue funcionando no período eleitoral.

— Vamos fazer esforços concentrados para não parar o Congresso. Até quinta-feira (9), estaremos discutindo matérias aqui. Depois, haverá outra semana de esforço concentrado nos dias 28, 29 e 30 de agosto e mais uma entre os dias 11 e 13 de setembro. Vou conversar com o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] para que a gente faça uma integração dessas votações — afirmou.

Eunício esclareceu que, após o dia 7 de outubro, a rotina das duas Casas Legislativas deve ser normalizada, já que não haverá mais congressistas disputando as eleições.

— Tocaremos a vida normal depois das eleições. Enquanto eu for presidente, vou votar o maior número de matérias possível até o recesso parlamentar, previsto para ter início em 17 de dezembro — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)