Lídice pede debate mais aprofundado sobre situação de jovens negros

Da Redação | 11/07/2018, 21h25

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou nesta quarta-feira (11) pedido do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) para que os parlamentares desenvolvam um debate mais profundo sobre a situação dos jovens do país, especialmente os negros. Ela lembrou que esses jovens são assassinados diariamente nas grandes cidades, nas periferias, e estão, em geral, fora da escola.

— E a solução que os plenários dos diversos parlamentos do nosso Brasil afora dão é apenas a de debater a segurança pública e o aumento de penas e o aumento de tropas para tratar de uma questão que diz respeito também, e necessariamente, de maneira preventiva, a investimento em educação, em saúde e, especialmente, em cultura, em esporte e em ciência, tecnologia e pesquisa.

Lídice mencionou um episódio recente em que um policial suspeitou de dois jovens, um que entrou num supermercado e outro que estava na porta do estabelecimento, e acabou atirando e matando um deles. Depois, percebendo que se tratava do filho de outro policial, seu amigo, ele próprio se matou.

—  Isso é uma tragédia cotidiana, porque nós estamos vivendo sob o manto permanente de que todo jovem negro é suspeito, todo jovem negro visto numa situação em que não está muito clara a sua identidade é, em princípio, suspeito. E eles continuam sendo tratados como se não houvesse racismo neste país e também como se a responsabilidade não fosse dos governantes e dos parlamentos, de todos nós, que estamos aqui para dar uma solução à vida dessas pessoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)