Elmano Férrer faz balanço de sua atuação parlamentar

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/07/2018, 16h45

Ao fazer nesta segunda-feira (9) um balanço das suas atividades no primeiro semestre deste ano, o senador Elmano Férrer (Pode-PI) destacou sua atuação para aumentar a segurança pública e combater a violência no país.

Ele é autor de um projeto que cria o inquérito policial eletrônico, em que os documentos são assinados digitalmente e armazenados em arquivo único, para acelerar a atividade policial e permitir o compartilhamento de informações.

Outra proposta de Elmano é a que vincula o livramento condicional, a suspensão condicional da pena e a progressão de regime de pessoas condenadas à coleta de material biológico para integrar a rede integrada de bancos de perfis genéticos.

— Essa rede, criada há alguns anos, armazena dados para facilitar a identificação de criminosos quando há vestígios biológicos, como cabelo, pele, esperma, saliva ou sangue. A identificação genética de autoria é extremamente precisa e segura. Ajuda a encontrar criminosos e a livrar inocentes.

O senador destacou ainda o projeto que destina carros apreendidos e não identificados às forças de segurança e o que exige testes de impacto de todos os veículos comercializados no país.

Preocupado com a escassez de água que atinge o Piauí, o senador defendeu a implantação de uma adutora, que pode beneficiar até 600 mil pessoas no semi-árido do estado, e comemorou a aprovação do projeto que institui normas gerais para revitalização da bacia do Rio Parnaíba.

Ao lembrar o rompimento da barragem de Algodões, ocorrido em 2009, Elmano Férrer sugeriu que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) avaliasse, neste ano, a política nacional de segurança de barragens. Segundo ele, das 23 mil barragens existentes no país, 19 mil ainda não foram classificadas quanto ao risco de rompimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)