Paim cobra mais investimentos voltados aos jovens

Da Redação | 18/06/2018, 15h10

Em pronunciamento nesta segunda-feira (18), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que as ações públicas destinadas aos jovens com idade entre 18 e 29 anos são insuficientes.

Para ele, quando não há investimentos em educação e emprego, uma das consequências é a falta de perspectiva entre os jovens, o que pode levar ao aumento da criminalidade.

De acordo com o mais recente Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o Infopen, 55% dos 726 mil presos no país são jovens com idade entre 18 e 29 anos, o que representa 400 mil pessoas, lamentou Paim.

E o que é pior, acrescentou o senador, é que muitos desses jovens, quando deixam a prisão, acabam retornando. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o índice de retorno entre os homens é de 71%. Entre as mulheres, de 60%.

Paulo Paim acredita que é de redução a tendência dos investimentos em ações voltadas aos jovens. E o motivo é a emenda constitucional que limita os gastos públicos. Segundo o senador, a nova regra não levou em conta o crescimento da população ao longo dos anos.

— Como o crescimento populacional não estagnou, a verba per capita para a educação, a saúde e outros serviços sociais caiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)