Aprovada indicação de novo embaixador do Brasil na Espanha

Da Redação | 13/06/2018, 17h11

Foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (13) a nomeação do diplomata Pompeu Andreucci para o cargo de embaixador do Brasil na Espanha, cumulativamente com o Principado de Andorra. A Mensagem (MSF) 43/2018 recebeu 42 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Andreucci é paulistano, bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em políticas públicas internacionais pela universidade Johns Hopkins, em Washington. Iniciou a carreira diplomática em 1989 e, desde então, foi chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, assessor diplomático e chefe da Assessoria Diplomática da Vice-Presidência da República. Desde 2016, é chefe do cerimonial da Presidência da República.

Investimento espanhol

Em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na manhã desta quarta, Pompeu Andreucci afirmou aos senadores que a Espanha é o segundo maior investidor externo na economia brasileira, com um estoque que já se aproxima de U$ 70 bilhões. Segundo ele, as empresas espanholas já respondem por mais de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos no Brasil.

O diplomata destacou ainda que o fluxo bilateral anual já chega a U$ 7 bilhões, apresentando um superavit para nosso país de U$ 1,96 bilhão, segundo dados de 2017.

No que se refere à Catalunha, Andreucci deixou claro aos senadores que a posição oficial do Brasil é que a Espanha deve manter-se unida, o que coincide com a diretriz manifestada pelo novo governo espanhol.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)