CPI dos Cartões de Crédito deve ser instalada nesta terça-feira

Da Redação | 16/04/2018, 17h38

A CPI dos Cartões de Crédito deve ser instalada nesta terça-feira (17), às 14h30, informou o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), autor do requerimento para a criação da comissão parlamentar de inquérito. O objetivo da CPI é investigar os juros cobrados pelas empresas operadoras de cartão de crédito.

Ataídes registrou que em 2016 as operadoras de cartão de crédito cobraram, em média, a taxa de juros de 494% ao ano, enquanto a taxa anual da Selic estava em 8,5%. Já no ano passado, a média dos juros anuais dos cartões de crédito ficou em 334%, diante de uma taxa Selic de 6,75%. O senador classificou a cobrança de uma taxa tão alta de "crime contra os consumidores”. Ele ainda disse esperar que, ao término da CPI, a taxa dos cartões caia para "índices republicanos, aceitáveis e decentes".

— A expectativa é botar um freio de arrumação nessa usura, nesse absurdo de taxas de juros cobradas pelas companhias de crédito. Não dá mais pra continuar dessa forma — declarou.

Segundo informou o senador, a CPI já está preparando requerimentos para ouvir representantes de companhias de cartão de crédito, do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Também devem ser ouvidos representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de institutos de defesa do consumidor.

Integrantes

Além de Ataídes, os senadores Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), Romero Jucá (PMDB-RR), Lindbergh Farias (PT-RJ), Wilder Morais (PP-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Lopes (PRB-RJ) serão os titulares da comissão.

Os senadores Dário Berger (PMDB-SC), Regina Sousa (PT-PI) e Lasier Martins (PSD-RS) serão suplentes da CPI, que terá 180 dias para concluir seus trabalhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)