Fórum Mundial da Água pode incentivar debate, diz Pedro Chaves

Da Redação | 22/03/2018, 15h48

Ao comemorar a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, o senador Pedro Chaves (PRB-MS) se disse otimista com o debate. De acordo com o senador, a abrangência política, técnica e institucional do evento pode estimular a participação da sociedade no debate, mobilizando todo o Brasil e o mundo para vencer a crise hídrica.

Chaves lembrou que a tendência é de agravamento da crise até 2050, já que a demanda por água deve aumentar em um terço nos próximos 30 anos. A solução para o problema, lembrou, passa pelo consumo mais consciente, com mudanças na forma como a água é usada. Atualmente, disse o senador, o maior consumo é da agricultura, com 70% do total, seguida pela indústria, com 20%, e o uso doméstico com  apenas 10%.

— É preciso, portanto, mudar esse quadro, com a adoção de mecanismos que tornem nossa agricultura mais eficiente. O percentual destinado a irrigação de áreas plantadas representa a maior parte do consumo. Esse nível é preocupante! O uso sustentável dos recursos hídricos é tema de extrema relevância e tem urgência em ser pautado — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)