Senado aprova indicação de André Luiz Azevedo para embaixador do Brasil no Congo

Da Redação | 10/10/2017, 17h21

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (10), a indicação do diplomata André Luiz Azevedo dos Santos para o cargo de embaixador do Brasil no Congo. Ele já exerceu os cargos de vice-cônsul e cônsul-adjunto no Consulado Geral em Miami; de primeiro-secretário e ministro conselheiro na embaixada em Abuja, capital da Nigéria; de cônsul-geral adjunto em Paris, na França, e de ministro conselheiro na embaixada em Riad, na Arábia Saudita. Desde 2013, é embaixador na Monróvia, capital da Libéria.

Sabatinado em setembro na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), André Luiz Azevedo afirmou que sua atuação no Congo será baseada em um plano já acertado com o Departamento de Promoção Comercial.

Em relação às riquezas minerais do Congo, ele afirmou confiar que podem ser estabelecidas parcerias entre empresas brasileiras e os interesses congoleses, preservando direitos ambientais, trabalhistas e sociais dos habitantes. Este pode ser um diferencial na atuação brasileira, no entender de Azevedo, uma vez que a exploração mineral é marcada na África e em outros continentes pelas consequências negativas que deixam às populações locais.

— Terei recursos e funcionários visando dinamizar o fluxo comercial com aquele país. Queremos inserir no mercado congolês não só grandes empresas, como a Vale do Rio Doce e a Marco Polo, mas também médias e pequenas exportadoras que podem explorar aquele potencial, que tem demanda para nossos produtos — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)