Lídice da Mata lamenta alto número de ocorrências de tráfico humano no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 18h39

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou alto o número de denúncias de de tráfico de pessoas no país, apesar do endurecimento das penas contra este crime. Ela lembrou a sanção, há um ano, da lei que pune com mais rigor o crime de tráfico de pessoas, proposta apresentada no Senado como resultado do trabalho de uma comissão parlamentar de inquérito que tratou do tema.

A nova legislação pune com mais rigor o tráfico de indivíduos – quatro a oito anos de prisão, além do pagamento de multas. Além disso, ampliou a tipificação do crime. Até então era considerado como tal o tráfico para a exploração sexual. Agora também o são o trabalho escravo, remoção de órgãos e tecidos e adoção ilegal.

Lídice da Mata informou que entre 488 casos registrados pelo serviço Ligue 180 entre 2014 e 2016, 317 vítimas eram mulheres. Já entre as 257 denúncias de trabalho escravo, 123 envolveram mulheres. Crianças e adolescentes também são vítimas potenciais e somaram 216 traficados entre zero a 17 anos de um total de 413 denúncias, informou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)