Comitiva de parlamentares chineses visita o Senado

Da Redação | 20/09/2017, 18h26

A pedido do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), 1º vice-presidente do Senado, e uma comitiva de senadores receberam parlamentares da Comissão de Assuntos Econômicos da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). O objetivo da visita foi ampliar a parceria econômica entre Brasil e China. O grupo foi convidado a visitar o Senado Federal pelo senador Jorge Viana (PT-RJ), quando esteve na China, no ano passado, para tratar da construção da ferrovia bioceânica, que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico.

- A China tem uma capacidade de investimento muito grande no mundo inteiro e o Brasil é um espaço importante para investimentos na área aeroportuária; na área de ferrovias; na área de rodovias. E a China é um grande consumidor, é um grande mercado que pode ajudar a melhorar muito as exportações brasileiras - afirmou Jorge Viana.

O senador ainda explicou que o grupo veio ao Brasil conhecer os setores que o governo brasileiro considera  estratégicos para o recebimento de  investimento chinês. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da CCPPC, Zhou Bohua, lembrou a conclusão no início deste mês, na China, da 9ª cúpula do Brics, bloco formado por Brasil, a Rússia, China, Índia e África do Sul. Segundo ele, agora é a vez de os chineses impulsionarem e colocarem em prática os acordos assinados entre os dois países.

Além de investimento em infraestrutura no Brasil, os senadores também falaram do interesse de estreitar as relações no setor de produção de bambu. A partir do dia 1º de outubro, começa a valer a participação do governo brasileiro na Rede Internacional do Bambu e Ratã (Inbar). Ao agradecer a visita, o senador Cássio Cunha Lima disse que está confiante no aprimoramento da parceria entre os dois países.

- Da nossa parte, quero registrar a alegria de recebê-los, em primeiro lugar, e a disposição de contribuir para aprofundar as relações, que cada vez serão mais sólidas, entre Brasil e China - disse Cunha Lima.

Da assessoria de imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)