Capiberibe registra indignação de povos indígenas com decisões do governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/09/2017, 18h14

O senador João Capiberibe (PSB-AP) relatou nesta segunda-feira (18) reunião com lideranças indígenas do seu estado. O senador afirmou que o encontro foi marcado por indignação dos representantes das tribos que vivem do Parque Nacional Tumucumaque e da Terra Indígena Waiampi.

Capiberibe lembrou que, geralmente, os indígenas são muito cordiais, mas nesta reunião usaram palavras duras, principalmente contra o presidente da República, Michel Temer. O motivo da revolta foi o decreto presidencial que trata da Reserva Nacional de Cobre e Associados, Renca, no Amapá e no Pará.

Os líderes entregaram uma carta com manifestações de repúdio, discordando dos modelos de desenvolvimento que não os contemplam, e criticando o fato de não terem sido ouvidos no caso. Capiberibe leu o manifesto em Plenário e criticou a desinformação dos integrantes do Poder Executivo que criaram o decreto sobre a Renca.

Capiberibe observou que a reserva, de 4,6 milhões de hectares, foi criada em 1984, tendo sido posteriormente demarcadas ali duas reservas indígenas e sete unidades de conservação.

— Ou seja, a Renca não existe mais. O que sobrou da Renca, em torno de 10%, no máximo, de área que pode ser pesquisada, mas toda a área que sobrou está cercada por unidades de conservação, de preservação e terra indígena — afirmou Capiberibe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)