Paim critica proposta de privatização da Casa da Moeda

Da Redação | 15/09/2017, 10h53

A intenção do governo de privatizar a Casa da Moeda foi alvo de críticas do senador Paulo Paim (PT-RS) nesta sexta-feira (15), em Plenário.  Para o parlamentar, trata-se de uma ação que tem por fim, a seu ver, colocar a economia brasileira em posição inferior diante de outros países.

O parlamentar leu trechos de uma carta aberta do Sindicato Nacional dos Moedeiros, considerando a iniciativa um grave erro estratégico e lembrando que em outros países há proteção legal para impedir que a autoridade monetária compre papel ou use serviços fora de seu território nacional.

— Vê se os americanos deixam imprimir dólar aqui? — indagou Paim.

O senador disse ainda ser mentira a informação de que a Casa da Moeda dá prejuízo. Segundo ele, basta olhar o balanço financeiro da estatal na internet.

— Qualquer cidadão pode entrar no site e consultar os balanços contábeis. Desde 1973, quando deixou de ser autarquia para virar empresa pública, a entidade nunca precisou de recorrer ao governo para pagar suas contas — relatou.

Previdência

As críticas ao governo continuaram quando Paim abordou a reforma da Previdência. Segundo ele, em outubro, a CPI do Senado vai mostrar onde estão as falhas do sistema. Vai mostrar, por exemplo, a falta de fiscalização, a omissão do governo na cobrança de devedores contumazes e o quanto é desviado em fraudes todos os anos.

O senador criticou também os gastos governamentais com propaganda sobre o tema. Na opinião do senador, é uma tentativa de enganar a população dizendo que a reforma é necessária.

— Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. É a frase de um ministro de Hitler na Alemanha nazista. O governo repetindo mil vezes a mesma mentira, usando dinheiro público, tenta transformá-la numa verdade —lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)