Requião: Lava Jato deve investigar papel dos bancos na lavagem de dinheiro

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/09/2017, 17h05

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) fez um apelo aos procuradores, delegados e juízes da Operação Lava Jato. Para ele, um mistério ronda a operação: qual a participação dos bancos nos casos de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas no Brasil e no exterior?

Na opinião do senador, os doleiros usam o sistema bancário como braço operacional de suas transferências de dinheiro e o Banco Central nada faz para esclarecer os fatos. Para Requião, se houver fraudes nestas operações, a Lava Jato tem o dever moral de denunciá-las ao mundo.

O senador considerou espantoso o fato de os delatores da JBS e da Odebrecht denunciarem transações fraudulentas que superam US$ 7,5 bilhões. Requião ainda lembrou da crise de 2008, quando o governo dos Estados Unidos estatizou os dois maiores bancos do país envolvidos em fraudes, e sugeriu que o Brasil adote o mesmo procedimento.

- Isto seria extremamente benéfico para a economia brasileira, já que os grandes bancos privados do país são apenas sugadores de recursos do setor produtivo mediante a cobrança de taxas e juros rigorosamente estratosféricos e nada contribuem para o desenvolvimento do país - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)