Cristovam chama atenção para situação precária das universidades públicas

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/09/2017, 17h37

O brasileiro está tão impactado com a maldição gerada pela corrupção que não está atento a outros problemas igualmente graves. A análise é do senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Um deles, ressaltou o senador, é a precária situação das universidades públicas resultante da falta de dinheiro.  Para Cristovam, no entanto, as dificuldades vão além de poucos recursos. Ele acredita que falta alma nessas instituições.

Cristovam Buarque, que foi reitor da Universidade de Brasília, mencionou o que ele chamou de "alguns pecados" cometidos pelas universidades. Ao citar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que está em severa crise financeira, o senador disse que o primeiro dos pecados é o fato de elas terem ficado alheias à irresponsabilidade fiscal dos governos.

O senador disse ainda que as universidades não buscaram eficiência administrativa e outras fontes de financiamento. Além disso, deixaram de ser uma alavanca do progresso e se tornaram escadas sociais com a função de apenas dar diplomas.

- O Brasil precisa das universidades. Elas precisam entender que para isso elas têm que estar sintonizadas com o tempo e com a nação - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)