Comissão Senado do Futuro realizará audiências sobre privatizações no setor elétrico

Da Redação | 13/09/2017, 15h43

A Comissão Senado do Futuro (CSF) realizará um ciclo de audiências públicas para debater o impacto das privatizações no setor elétrico. O requerimento do presidente do colegiado, senador Hélio José (PMDB-DF), foi aprovado nesta terça-feira (13) em reunião da comissão.

Em agosto, o presidente Michel Temer anunciou o plano de privatização da Eletrobras e suas subsidiárias, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2018. A União detém hoje 60% das ações da Eletrobras, mas com a privatização deixará de controlar a estatal e permanecerá como acionista.

A comissão aprovou ainda a solicitação do senador Hélio José de realizar audiência sobre a regulamentação da profissão de bombeiro civil. Os debates da CSF deverão abordar, por exemplo, a criação de um conselho federal da profissão e a padronização nacional do uniforme (que inclui fardamento).

Gestão pública

O pedido do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) de debater, em audiência, “o papel da gestão pública eficiente na construção do futuro” também foi aprovado pela comissão. Segundo o senador, a crise que o país atravessa tem como um dos seus principais motivos “os equívocos da gestão pública”.

— As universidades, por exemplo, não precisam de mais dinheiro. Não basta mais dinheiro se nós não formos capazes de melhorar a gestão pública. Não ter uma gestão pública eficiente é uma forma de privatizar da maneira mais abjeta de todas, que é jogar dinheiro fora — disse Cristovam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)