Ângela Portela afirma que privatização da Eletrobras vai prejudicar Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/09/2017, 16h13

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), a senadora Ângela Portela (PDT-RR) afirmou que Roraima só tem a perder com a suposta privatização da Eletrobras. Para ela, vender a estatal significa condenar o estado a viver por mais tempo com uma energia cara e de má qualidade.

Ângela  explicou que, ao ser vendida à iniciativa privada, a Eletrobras não vai fazer as obras necessárias para levar o Linhão de Tucuruí até Roraima e, com isso, interligar o estado ao sistema elétrico nacional.

A senadora também afirmou ser mentiroso o discurso do governo federal de que, com a privatização, a energia elétrica vai ficar mais barata. Ela citou estudo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que aponta um provável reajuste de 16,7% na conta de luz.

— Com a privatização, Roraima cada vez mais dependerá das termoelétricas, que sabemos todos, fornecem uma energia cara e ruim. Os novos controladores não terão, obviamente, qualquer interesse em reduzir preços. Muito pelo contrário, vão é aumentar os preços — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)