Jorge Viana pede atitude do STF contra ilegalidades

Da Redação | 06/09/2017, 12h02

O senador Jorge Viana (PT-AC) conclamou nesta quarta-feira (6) o Supremo Tribunal Federal a agir “contra o abuso de autoridade e as ilegalidades cometidas, pondo na cadeia aqueles que estão afrontando o cidadão brasileiro”. Viana se referia às notícias na véspera, com novas gravações do empresário Joesley Batista e a apreensão de mais de R$ 51 milhões em apartamento utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima.

– Era um dia de parar tudo e o Supremo ver o que fazer. Se a decisão for anular acordos, que anulem. Se for prender pessoas, que prendam. Essas trapalhadas todas, com desdém contra o brasileiro, não vai acontecer nada? Aqui nesta Casa lamentavelmente a gente não se entende para fazer leis mais duras contra abuso de autoridade, leis mais firmes que deem respaldo para toda autoridade que combater a corrupção. Esse é o equilíbrio necessário.

O senador acriano criticou o jornal O Globo por ter publicado, lado a lado, foto do dinheiro apreendido e manchete sobre denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

– Sempre tive e terei respeito pela imprensa, que tem que ser livre. Mas espero que os donos do complexo Globo ponham a mão na consciência e vejam o que fizeram na capa do jornal hoje. Pegar aquela dinheirama e querer fazer um joguete de foto com manchete para atingir a presidente Dilma... eu não sei por que ela não reage com mais firmeza e indignação, porque aquilo não se faz – disse.

O senador explicou que queria falar de assuntos de seu estado, como as obras da BR-364 e da BR-317, da viagem recente à Reserva Extrativista Chico Mendes e da que fará no feriado ao Rio Acre, mas os sucessivos escândalos nacionais, disse, o obrigavam a adiar o discurso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)