Valdir Raupp defende regulamentação da ozonioterapia

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/09/2017, 16h05

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu, em pronunciamento, que o Brasil deve regulamentar o uso da ozonioterapia como tratamento médico de caráter complementar. O senador informou que apresentou um projeto (PLS 227/2017) com esse propósito.

A ozonioterapia é uma técnica que usa a aplicação de uma mistura de gases oxigênio e ozônio com finalidades terapêuticas. Segundo Raupp, é indicada nos cuidados de uma série de doenças, como artrite reumatoide, úlcera diabética, hepatites, herpes simples e queimaduras.

O senador deixou claro que a terapia não substitui o tratamento médico, mas pode ser usada junto com ele. Outra vantagem é o baixo custo do procedimento. Vários países já utilizam a ozonioterapia, como, por exemplo, China e Cuba.

— Em Cuba, que conta com uma das melhores medicinas do mundo, a ozonioterapia está presente em 39 centros médicos. Na China ela já está liberada há 17 anos. Na Espanha é usada para diminuir, com sucesso, os efeitos colaterais da radioterapia em pacientes com câncer — comentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)