Elmano Férrer propõe a transposição de águas da Amazônia para o Semiárido nordestino

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/09/2017, 17h37

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) lamentou a falta de planejamento estratégico de longo prazo para o abastecimento de água no país. Em pronunciamento nesta segunda-feira (4), ele ressaltou que o Brasil vive “um momento dramático” e que compete ao Congresso Nacional, como “Casa da Federação”, buscar alternativas para o desabastecimento.

Ao informar que apresentou requerimento na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para a realização de audiência pública sobre a transferência de águas da Bacia Amazônica para o Semiárido nordestino, Elmano acredita que um estudo sobre o assunto seja uma das saídas para a crise hídrica atual.

— Quero provocar uma discussão: a transferência de águas da Bacia Amazônica, ou das bacias da Hileia Amazônica, para que haja uma interligação daqueles rios caudalosos, que representam 8% da água doce do mundo, e numa região pobre, uma região carente, com crise, que é o semiárido. Lá é o Trópico Úmido. No Nordeste é o Trópico Semiárido. E aqui é uma região de cerrado próxima ao Pantanal. Daí a dimensão continental e essas várias regiões, que é um desafio a todas as autoridades — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)