Ministro de Minas e Energia explicará proposta de privatização da Eletrobrás

Da Redação | 29/08/2017, 12h13

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, virá ao Senado para esclarecer dúvidas dos senadores sobre a proposta de privatização da Eletrobrás, anunciada pelo governo este mês. Requerimento com esse objetivo foi aprovado na Comissão de Infraestrutura (CI) nesta terça-feira (29). A reunião será em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas ainda não foi definida uma data.

Os senadores querem saber, entre outros pontos, o impacto que a mudança no sistema trará, especialmente para o preço da energia cobrada da população. Há um temor de que as tarifas subam drasticamente. Segundo Jorge Viana (PT-AC) a União deixará de ter a maioria das ações em 114 termelétricas, 69 eólicas e 47 hidrelétricas, e é preciso analisar quais são os reais ganhos e perdas com essa decisão.  Na reunião, os senadores também deverão discutir o tipo de operação que o governo fará para vender as ações da empresa.

O requerimento aprovado foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), com apoio dos senadores Jorge Viana (PT-AC), Hélio José (PMDB-DF) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-BA, que sugeriu a reunião em conjunto com a CAE.

Indicação à ANP

Durante a reunião, foi lido também o relatório sobre a mensagem (MSF 44/2017) com a indicação de José Cesário Cecchi para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A sabatina do indicado foi marcada para o dia 12 de setembro, com previsão de votação da mensagem em Plenário no mesmo dia.

O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), destacou que Cechi tem “elevado conceito no campo de especialidade do cargo”. Ele é economista, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Engenharia de Produção. Atua no setor e na própria ANP há muitos anos

- Ele tem competência e conhecimento na área de biocombustíveis e gás, que acumulou em sua trajetória de vida – frisou Caiado, em seu relatório.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)