Raimundo Lira relata encontro da bancada do PMDB com ministro da Justiça

Da Redação | 23/08/2017, 20h23

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) relatou o encontro realizado nesta quarta-feira (23), da bancada do PMDB no Senado com o Ministro da Justiça, Torquato Jardim, e com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto Santos Cruz, para tratar do aumento da violência no país.

O senador afirmou que crime organizado, que começou no Rio de Janeiro, hoje já está afetando fortemente a estrutura econômica do país. Segundo ele, grupos internacionais já não se instalam no Brasil devido aos altos custos de segurança.

— Isso está afetando a estrutura econômica do nosso país, está destruindo a estrutura econômica do nosso país, inviabilizando as exportações dos produtos pelo alto custo da segurança. E, inviabilizando a produção econômica, inviabiliza-se a geração de empregos.

Segundo Lira, o ministro da Justiça afirmou que é absolutamente necessária a integração da União, estados e municípios, porque são as guardas municipais e as polícias estaduais que conhecem todos os recantos de suas respectivas cidades e estados.

Outro assunto falado com o Torquato Jardim, relatou Lira, foi a necessidade de institucionalizar a Força de Segurança Nacional, que hoje tem apenas 2,6 mil homens, e elevar esse efetivo para aproximadamente 26 mil, para atender às demandas dos estados e ser realmente uma força inibidora quando ela chegar a uma cidade de grande porte.

— Não adianta muito a Força de Segurança Nacional chegar numa cidade como o Rio de Janeiro com mil homens ou 600 homens, porque é absolutamente inócua a sua participação pelo pequeno efetivo de que ela dispõe — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)