Paim critica terceirização da fiscalização dos produtos de origem animal

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/08/2017, 18h44

O senador Paulo Paim (PT-RS) mostrou preocupação com intenção do governo do Rio Grande do Sul de terceirizar o serviço de inspeção de produtos de origem animal.

De acordo com um comunicado feito por entidades dos funcionários deste setor, recebido por Paim, se a medida for colocada em prática, os próprios frigoríficos e indústrias poderão contratar seu próprio fiscal, reduzindo a eficácia da fiscalização dos alimentos.

Segundo os representantes do setor, após as operações Queijo Compensado, Leite Compensado e Carne Fraca, o trabalho de fiscalização ficou ainda mais importante e o governo não pode abrir mão de prestar este serviço à população.

— O número de agroindústrias no Rio Grande do Sul é enorme. Quem vai fiscalizar? Quem vai pagar? Quem vai pagar a conta, segundo eles, é a população — frisou Paim.

Pessoa com Deficiência

Paim também lamentou a demora na regulamentação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado no Congresso com o nome de Lei Brasileira de Inclusão. O senador agradeceu a todos os parlamentares que se dedicaram pela aprovação do projeto e listou os próximos passos que o governo deveria tomar para melhorar a vida desses cidadãos.

— O grande desafio do momento é colocarmos em prática este instrumento em todos os municípios, estados e União, garantindo no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias recursos que garantam a execução dessas políticas. Sabemos que algumas ações já estão sendo realizadas nesse sentido, mas eu digo: fizemos muito, mas temos muito por fazer — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)