Hélio José questiona recuperação econômica da Petrobras

Da Redação | 23/08/2017, 20h42

Em discurso nesta quarta-feira (23), o senador Hélio José (PMDB-DF) disse que a recuperação econômica da Petrobras pode estar ocorrendo de maneira não sustentável. Ele comentou o balanço de atividades da empresa do primeiro trimestre de 2017, que registrou lucro líquido de R$ 4,45 bilhões no período.

O senador afirmou que esse lucro, de acordo com a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), foi realizado por meio da venda de ativos da estatal e pode ser ilusório.

Segundo Hélio José, a empresa alega que o resultado foi conquistado pelo aumento das exportações de petróleo, redução de despesas e venda da participação da Petrobras na Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Para a Aepet, afirmou o senador, a Petrobras não precisa vender suas empresas subsidiárias para reduzir seu endividamento. De acordo com a associação, a alienação de ativos é desnecessária e perigosa, pois pode reduzir a capacidade de pagamento da empresa e desestruturar a cadeia produtiva.

Hélio José disse concordar com a posição contrária da Aepet quanto à possibilidade  da Petrobras vender também a Liquigás e a BR Distribuidora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)