Fátima Bezerra diz que águas do S. Francisco chegam em janeiro ao Ceará

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/08/2017, 18h12

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) informou ao Plenário que as águas do Rio São Francisco chegarão em janeiro ao Ceará e, posteriormente, à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. Ela disse que a informação foi prestada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo que discutiu o andamento das obras do eixo norte do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Segundo Fátima Bezerra, o ministro foi alertado sobre a importância de conclusão de obras complementares, para que as águas sejam efetivamente distribuídas para a população.

Em Pernambuco, é preciso concluir o canal do Agreste; na Paraíba, o canal de Piancó; e no Rio Grande do Norte, desassorear o Rio Açu-Piranhas e concluir o ramal Apodi-Mossoró.

Sem o ramal Apodi-Mossoró, por exemplo, as águas do São Francisco, no Rio Grande do Norte, chegarão somente até a região do Seridó, alertou a senadora, deixando de atender às pessoas de outros 60 municípios o estado.

- O ministro adiantou que já solicitou ao governo federal um orçamento inicial de 370 milhões de reais e, com isso, ele lança o edital de licitação do ramal Apodi-Mossoró no início de 2018, assim que o orçamento for, portanto, aprovado e sancionado - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)