Armando Monteiro lamenta crescimento da violência em Pernambuco

Da Redação | 23/08/2017, 19h53

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (23), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) voltou a lamentar a escalada de violência em Pernambuco.

Segundo dados do governo estadual, foram registrados 447 assassinatos no estado, somente no mês de julho. Esse número é o maior para o mês em 10 anos. Em relação a julho de 2012, a quantidade de homicídios dobrou.  No primeiro semestre, o estado foi responsável por 54% do aumento de mortes violentas ocorridas no país. Armando Monteiro lembrou que Pernambuco tem apenas 4,5% da população brasileira.

— Esse é um dado alarmante. É um tema que nos constrange — lamentou o senador, que também informou que já foram registrados 73 mil casos de roubo no estado, somente até julho.

O crescimento dos crimes no interior também é um fato que preocupa Armando Monteiro. Se continuar nesse ritmo, apontou o senador, ao final de 2017, Pernambuco vai registrar 5.400 assassinatos em um único ano — número que representaria 10% dos homicídios registrados no país inteiro. Na visão do senador, é fundamental que o governador assuma a responsabilidade para articular esforços, junto com a sociedade civil, para combater a violência.

— A bancada do estado, no Senado e na Câmara, precisa encaminhar essa questão de forma apartidária. A população do estado não pode continuar a conviver com essa situação — declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)