Simone Tebet elogia trabalho da Santa Casa de Campo Grande

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/08/2017, 18h44

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) registrou em Plenário nesta terça-feira (22) o centenário da Santa Casa de Campo Grande. Segundo ela, mesmo enfrentando problemas como a falta de recursos, a entidade consegue manter serviços de qualidade nas áreas de obstetrícia, cirurgia neonatal e cardiologia, graças a contribuições da comunidade local, de lojistas, de representantes da maçonaria e de associações.

A senadora relatou que a instituição conta com um pronto-socorro 24 horas; 17 ambulatórios reformulados; internação de padrão quatro estrelas; centro cirúrgico equipado e sala obstétrica revitalizada, além de laboratório clínico, com capacidade para até 400 mil exames por mês.

Segundo Simone Tebet, a história de superação da Santa Casa de Campo Grande se assemelha à das demais instituições de saúde pública no Brasil, onde os desafios são causados não apenas pela má gestão, mas pela insuficiência dos repasses de verbas.

— Há mais de 20 anos, o serviço público de saúde é subfinanciado. Paga-se muito aquém do que custa, do custeio desse serviço, e não raramente paga-se com atraso. E, quando as Santas Casas entram num processo de endividamento, quando elas buscam financiamento, a primeira coisa que a imprensa noticia, a primeira coisa que os homens públicos, os gestores dizem é "Ah, mas isso é um problema de gestão". Não é. É um problema de equilíbrio econômico-financeiro — afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)