Regina Sousa condena declarações de preconceito contra a nova Miss Brasil

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/08/2017, 17h54

A senadora Regina Sousa (PT-PI) lamentou, em pronunciamento, as manifestações preconceituosas nas redes sociais, depois que Monalysa Alcântara, de 18 anos e estudante de Administração, venceu o concurso Miss Brasil.

Regina Sousa. relatou que a representante do Piauí —  que é negra — logo após a vitória, disse que lutará contra o racismo e pelo empoderamento da mulher. E, por não fazer o discurso ensaiado que se espera num concurso dessa natureza, a miss passou a sofrer críticas, lamentou.

Na opinião da senadora, as manifestações contrárias à nova Miss Brasil também revelam o preconceito regional por ela ser do Piauí.

— Tem coisas, assim, terríveis, escritas por gente que a gente conhece, gente esclarecida, e dizendo assim: "cara de empregada doméstica", como se empregada doméstica não pudesse ser bonita e miss, por que não? — questionou.

A senadora Regina Sousa ainda lamentou que a 8ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal tenha reformado uma sentença para permitir a reprodução de um vídeo no qual a jornalista Joice Hasselmann a chama de "anta", "cretina", "semi-analfabeta" e "gentalha".

O vídeo, segundo a senadora, foi postado na época do impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)