Gleisi Hoffmann destaca receptividade a caravana de Lula pelo Nordeste

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/08/2017, 16h12

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) destacou nesta terça-feira (22) em Plenário a forma como os nordestinos têm recebido o ex-presidente Lula em sua caravana pela região.

Ela participou do início da caravana e descreveu o nível da manifestação popular em favor de Lula. Estudantes, pequenos produtores e prefeitos de vários municípios, segundo a senadora, receberam calorosamente o ex-presidente e lamentaram o fim de programas sociais, promovido pelo atual governo.

Ainda nos primeiros dias de caravana, Lula recebeu títulos em universidades e homenagens de estudantes, o que mostra o reconhecimento da comunidade acadêmica e das pessoas às iniciativas do ex-presidente no setor da educação.

— Só pra se ter uma ideia: o presidente Lula, de 2003 para 2014, aumentou de 45 para 63 o número de universidades federais. Os campi, lugar onde as universidade atuam, foram de 148 para 321. O número de cursos de gradução aumentou de 2047 para 4867 e as matrículas foram de 500 mil para 932 mil.

Gleisi Hoffmann declarou que, ao contrário de Lula, o presidente Michel Temer promoveu cortes no orçamento da educação, o que coloca em risco o funcionamento de Universidades e os investimentos em ciência e tecnologia.

A senadora ainda lamentou que o governo tenha anunciado a intenção de vender a Eletrobrás para cobrir o rombo no orçamento da União, o que, segundo ela, mostra a incompetência do governo para ajustar as contas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)