Telmário Mota pede providências federais para crise de refugiados da Venezuela

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2017, 19h04

O senador Telmário Mota (PTB-RR) pediu providências do governo federal diante do grande número de refugiados venezuelanos que chegam diariamente ao seu estado, situação que assusta os roraimenses e sobrecarrega os serviços públicos.

Telmário Mota mencionou a cidade de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, que foi tomada por cidadãos do país  vizinho, informando que a rede pública de ensino recebeu mais de mil alunos imigrantes desde o ano passado. Segundo Telmário, o governo de Roraima prevê a chegada de 300 mil venezuelanos ao estado, população igual à da capital, Boa Vista.

- O governo federal precisa tomar as providências urgentes que são da sua responsabilidade. Por isso, vou continuar insistindo, e exijo respeito ao meu estado, que deve merecer mais atenção como uma unidade federativa - declarou.

O senador, que já tinha alertado as autoridades federais sobre a crise de refugiados em seu estado, defendeu voto de censura ao regime de Nicolás Maduro, mas declarou-se contrário à retirada da Venezuela do Mercosul por temer que isso cause dificuldades no fornecimento de energia elétrica a Roraima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)