Randolfe: Reforma política em discussão na Câmara 'mantém sistema como está'

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2017, 20h27

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) criticou pontos da reforma política que está sendo discutida pela Câmara dos Deputados. De acordo com o senador, o chamado "distritão", que elege deputados pelo número de votos e não pelo coeficiente eleitoral, pode ajudar a manter o sistema exatamente como está, sem a eleição de novas forças políticas.

Outro ponto criticado é a criação de um superfundo público para financiar as eleições. Para o senador, é injusto distribuir os recursos proporcionalmente ao número atual de deputados porque as bancadas foram eleitas com o financiamento de empresas, que já foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, afirmou, é uma agressão criar o fundo em um momento de crise como o atual. Para ele, isso vai fazer com que o brasileiro pague para manter os mesmos políticos no poder.

- É  um escárnio completo ao povo brasileiro. Em um momento da história em que passamos por uma gravíssima crise, em que os trabalhadores estão com seus salários congelados, em que o salário mínimo deve ter seu reajuste revisto, colocar um fundo de 3,6 bilhões de reais na conta da sociedade brasileira é uma agressão sem tamanho - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)