Gleisi acusa Temer de estourar meta fiscal por comprar votos de deputados

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2017, 18h55

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou duramente neste quarta-feira (16) o aumento da meta do deficit primário anunciada pelo governo Temer. De acordo com a senadora, a oposição não é contra aumento do deficit se for para injetar dinheiro na economia. O problema do governo, disse Gleisi, é o uso dos recursos na compra de votos de deputados e no perdão das dívidas previdenciárias do agronegócio.

Ela salientou que o rombo nas contas públicas foi o argumento usado pelo Congresso para aprovar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

A senadora criticou também a redução de R$ 10 na previsão do salário mínimo para 2018. Segundo ela, o aumento do deficit só é aceitável se for para priorizar os investimentos na área social.

— É para as universidades que vão fechar agora em setembro? Nós concordamos, dinheiro para as universidades. É pra incluir famílias no Bolsa Família? Nós concordamos, pra incluir as famílias. Para aumentar o Bolsa Família? Sim, pra aumentar o Bolsa Família. Para ter dinheiro para ciência e tecnologia? Sim, nós concordamos. Agora, eles tão aqui aumentando deficit para pagar emenda para deputados e livrar a cara do presidente. E ao mesmo tempo reduzindo o salário mínimo — disse Gleisi em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)