Lídice da Mata aponta retrocesso nos vetos do presidente Temer à LDO

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/08/2017, 18h33

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA)  criticou o que classificou como retrocessos do governo do presidente Michel Temer na área da educação. O ato mais recente, segundo a senadora, foi o veto do presidente à prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018. A lei orienta como serão realizados os gastos públicos no próximo ano. Já o  PNE aponta metas que devem ser alcançadas pelas esferas federal, estadual e municipal na área da educação.

A senadora lembrou que, quando foi aprovada a proposta de emenda à Constituição que congelou os gastos públicos por até 20 anos, o governo garantiu que não seriam retirados recursos da educação. Além desses cortes, Lídice da Mata apontou a diminuição dos recursos para a ciência e tecnologia, o que de acordo com a senadora, vai no sentido oposto do que tinha sido prometido. Ela afirmou que o governo pune quem mais precisa de ajuda.

- Agora, se mantém um governo que a Câmara se apressou a impedir que fosse investigado, com denúncias e provas claras de envolvimento com a corrupção e com um programa claramente voltado para penalizar os que menos podem neste país: penalizar os trabalhadores com a terceirização, com a reforma trabalhista e agora com a nova ameaça que é a reforma da Previdência - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)