Videoconferência do ILB vai reunir especialistas em gestão de informação

Da Redação | 14/08/2017, 14h35

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em parceria com a Secretaria de Gestão de Informação Documental, a Biblioteca e o setor de Arquivo do Senado, realiza na quarta-feira (16) uma videoconferência com a participação das câmaras municipais das capitais e das assembleias legislativas de todo o país. O encontro irá discutir a gestão da informação e terá início às 16h, com duração de duas horas.

A videoconferência irá colocar em contato servidores que atuam na área de informação e documentação das casas legislativas e especialistas do Senado, com o objetivo de estabelecer uma comunicação entre esses setores.

— Pretendemos descobrir o interesse dessa  comunidade na criação de um fórum de discussões para troca de informações e de experiências — explicou a coordenadora da Biblioteca do Senado, Mônica Rizzo.

Durante a apresentação, os três setores irão apresentar projetos desenvolvidos no Senado Federal que podem ser adaptados para aplicação nas casas legislativas. A ideia é, a partir desse primeiro encontro, promover um ambiente adequado para compartilhar conhecimentos em gestão de informação e documentação, trazendo, entre outros benefícios, subsídios para as casas trabalharem adequadamente nessa área racionalizando recursos públicos e evitando retrabalho.

— Não se trata, no entanto, de consultoria, mas de promover espaço para que experiências locais bem sucedidas cheguem para todos — disse Dinamar Rocha, diretora da Secretaria de Gestão de Informação Documental do Senado.

A videoconferência será o momento oportuno também para que especialistas falem a respeito da enquete que irá traçar um panorama sobre o funcionamento das atividades relacionadas às áreas de informação e conhecimento nas câmaras municipais e assembleias legislativas.

A partir do resultado da pesquisa, o ILB avaliará a pertinência de criar um ambiente virtual colaborativo, dentro do Ambiente Colaborativo do Programa Interlegis (Colab), para tratar do tema gestão de informação e documentação; bem como de montar oficinas para auxiliar as casas legislativas na montagem, organização e manutenção dessas estruturas.

A videoconferência será transmitida também em videostreaming, no site do Interlegis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comunicação ILB Interlegis Senado Federal