CAE sabatina na terça indicado à presidência da Comissão de Valores Mobiliários

Da Redação | 11/08/2017, 12h25

A indicação de Marcelo Santos Barbosa para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) será analisada na terça-feira (15) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, regula e fiscaliza o mercado de capitais. Nos últimos anos, investigou diversos casos milionários de fraude financeira. O início da arguição está marcado para as 10h.

Barbosa, de 45 anos, foi indicado pelo Poder Executivo para substituir Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, cujo mandato encerrou-se em julho. O relator da indicação na CAE é o senador Armando Monteiro (PTB-PE). O relatório sobre a mensagem (MSF 47/2017) foi lido pelo senador na reunião da última terça-feira (8).

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1994, com mestrado concluído em 1997 na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, Barbosa é advogado e professor de Direito. É especialista em direito societário e mercado de capitais e autor de artigos sobre temas como o insider trading (uso de informação privilegiada). Integra o conselho fiscal da Fundação Lemann e preside o conselho curador da Fundação Estudar, ambas voltadas para a educação e criadas pelo empresário Jorge Paulo Lemann.

O presidente e os quatro diretores da CVM têm mandato fixo e estável, de cinco anos, sem recondução. A cada ano é trocado um dos membros do colegiado.

É possível participar da sabatina enviando perguntas através do e-cidadania ou pelo Alô Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)