Conselho de Ética aceita denúncia contra Lindbergh Farias

Da Redação | 10/08/2017, 16h18

O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), aceitou uma denúncia contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por quebra de decoro parlamentar. O relator do caso será sorteado na próxima reunião do colegiado, ainda sem data marcada.

O pedido para a abertura do processo é do senador José Medeiros (PSD-MT). Ele afirma que Lindbergh “impediu a continuidade regular” de uma reunião do Conselho de Ética no dia 8 deste mês.

Na ocasião, os parlamentares analisavam uma representação contra as seis senadoras que, em julho, ocuparam a Mesa do Senado para tentar impedir a votação da reforma trabalhista. Segundo Medeiros, Lindbergh teria agredido o presidente do Conselho de Ética e outros senadores presentes à reunião. Para João Alberto Souza, “há indícios de quebra de decoro, e o conselho deve analisar o caso”.

Em vídeo publicado numa rede social, José Medeiros criticou a conduta de Lindbergh Farias no Conselho de Ética:

– O senador Lindbergh queria usar a força para impedir a sessão. Está virando moda. Por isso, pedimos que a conduta do senador possa ser julgada pelo Conselho de Ética. As instituições não podem ficar à mercê de arroubos totalitários – afirmou Medeiros.

Em nota, Lindbergh Farias criticou a atuação do Conselho de Ética. Em julho, o colegiado arquivou um pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG), gravado em conversas com o dono da JBS, Joesley Batista.

– A denúncia contra mim é ridícula. Depois do arquivamento do caso do Aécio Neves, o Conselho de Ética do Senado Federal está desmoralizado. Eles precisam discutir o que é ética. No mais, o senador Medeiros é apenas um oportunista sem voto querendo aparecer – disse Lindbergh.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)