Simone Tebet comemora aprovação de projeto contra furto e roubo de combustíveis

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/08/2017, 16h35

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), comemorou aprovação de projeto dela (PLS 182/2017), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (9). A proposta torna crime furtar ou roubar combustível, petróleo e seus derivados de estabelecimentos de produção, de armazenamento e de dutos.

Quem for condenado, pode ficar preso entre um e oito anos. Se a partir da conduta do criminoso houver a morte de pessoas, decorrente de explosão, por exemplo, a pena pode chegar a doze anos. Também será penalizado quem receber, distribuir ou comercializar o produto do crime, acrescentou a senadora.

Simone Tebet explicou que esse tipo de conduta está começando a se disseminar pelo país. Em 2011, houve apenas um caso. Em 2016, foram 73 e, neste ano, já são mais de duzentos. Segundo ela, além de colocar em risco a vida de pessoas e a integridade do meio ambiente, furtar ou roubar combustível para refino e posterior revenda gera prejuízos econômicos.

— Aqui nós estamos falando muito mais que lucratividade. Este já é um delito que é considerado o quarto crime mais rentável no mundo. Fala-se hoje em mais de US$ 11 bilhões que esse tipo de crime consegue lucrar. Está atrás apenas do tráfico de drogas, do tráfico de pessoas e da falsificação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)