José Medeiros critica política de empréstimos do BNDES para obras no exterior

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/08/2017, 17h59

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou decisões dos governos passados de conceder empréstimos do BNDES para obras em outros países. De acordo com o senador, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), apontou que entre 2007 e 2014, nos governos do PT, foram concedidos empréstimos no valor de R$ 50 bilhões para obras no exterior.

Ainda de acordo com Medeiros, 99% das obras foram executadas por cinco grandes empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. O senador disse considerar que as ações, disfarçadas de solidariedade, na verdade são uma maneira de beneficiar empresas envolvidas em casos de corrupção.

O tesouro fez praticamente um novo Bolsa Família, só que dessa vez para beneficiar empreiteiros, governos amigos e financiar o projeto de poder do Partido dos Trabalhadores. Com o desenrolar Operação da Lava Jato, vários desses empreendimentos foram constatados como fonte de propinas, superfaturamento e malversação de recursos que inundaram campanhas políticas e bolsos particulares de companheiros e companheiras espalhados pela América Latina e a África.

Para o senador, o dinheiro do BNDES deveria ser usado para promover ações de desenvolvimento dentro do território brasileiro e o governo não tinha o direito de abdicar de um dinheiro que não é seu, mas da população. Ele disse considerar esses empréstimos atos de uso irresponsável do dinheiro público, principalmente se consideradas as necessidades não atendidas dentro do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)