Humberto Costa critica proposta de novas alíquotas do Imposto de Renda

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/08/2017, 15h34

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou nesta quarta-feira (9) o presidente Michel Temer pela proposta de criar novas alíquotas do Imposto de Renda. A proposta, segundo o senador, teve repúdio até da base de apoio de Temer. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a proposta não passaria e, em seguida, o Planalto informou que não enviaria projeto com este teor.

De acordo com o senador, colocar o aumento do Imposto de Renda como uma questão chave é jogar o peso da crise sobre os trabalhadores. Para Humberto Costa, quem paga Imposto de Renda no Brasil são os trabalhadores e a classe média. Na opinião dele, o presidente deveria taxar os lucros e dividendos de empresas e de investidores.

Humberto Costa afirmou que esta foi "mais uma gafe" de Michel Temer. As medidas adotadas pelo Executivo, segundo o senador, são um massacre contra trabalhadores, aposentados e pensionistas.

— Falamos de um arremedo de presidente que comete uma gafe por dia, uma espécie de trapalhão, com todo respeito aos Trapalhões, que tinham graça e divertiam o povo. Este, pelo contrário, foi colocado a bordo de um governo de ódio contra o povo trabalhador. Um trajeto sem graça e sem respeito pelo país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)