Ângela Portela mostra preocupação com a acolhida de venezuelanos em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/08/2017, 15h59

Preocupada com a migração em massa de venezuelanos para o Brasil, a senadora Ângela Portela (PDT-RR) cobrou do governo federal medidas para acolher esse contingente que chega a cerca de 30 mil pessoas.

Segundo a senadora, Boa Vista e outros municípios de Roraima estão tomados por migrantes, que acampam e cozinham pelas ruas, ocupam prédios abandonados e em construção e pedem emprego pelas ruas.

Além disso, com a chegada dos venezuelanos, os serviços públicos estaduais e municipais não conseguem atender o aumento de usuários, especialmente nos setores de saúde e educação.

Na área da segurança, a situação também é complicada, acrescentou Ângela, que citou o aumento do número de casos de tráfico de drogas, de furtos e da prostituição no estado.

— A Lei de Migração, há pouco sancionada, prevê em seu artigo terceiro a acolhida humanitária e a inclusão social, laboral e produtiva do migrante, por meio de políticas públicas. O governo federal tem, portanto, o dever de participar diretamente do enfrentamento desse problema — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)