Roberto Requião critica política fiscal de Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/08/2017, 16h42

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou, em pronunciamento, a política fiscal do governo de Michel Temer, conduzida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. De acordo com o senador, o governo anuncia um compromisso com o equilíbrio orçamentário e com a austeridade, mas, apesar disso, anunciou um aumento no deficit público, diferença entre despesas e receitas, em 2017. O deficit previsto é de R$ 139 bilhões.

Para o Requião, o governo erra nas prioridades quando escolhe aumentar o deficit público para pagar juros da dívida e favorecer especuladores. Em vez disso, disse o senador, o gasto público poderia ser ampliado em benefício da população, com investimento em políticas de desenvolvimento da infraestrutura e de melhoria de serviços públicos como saúde, segurança pública e educação.

— É claro que o deficit considerado bom pelo governo é péssimo para a sociedade. A dívida pública cresce sem nenhum efeito sobre o crescimento da demanda e o nosso desenvolvimento. Para o povo, é dinheiro literalmente jogado fora. Serve apenas para ampliar o patrimônio dos ricos aplicado em títulos da dívida pública e concentrar renda na mão dos milionários — disse.

O senador também acusou o governo de forjar um deficit da Previdência para forçar a aprovação de uma reforma. Para ele, há uma manipulação grosseira dos orçamentos. Gastos constitucionais com o sistema de seguridade social, que deveriam ser pagos pelo tesouro, são incluídos nas contas da Previdência, como se os trabalhadores tivessem que arcar com eles. Na verdade, segundo Requião, a Previdência no Brasil é superavitária, ou seja, tem menos despesas do que gastos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)