Ana Amélia receberá prêmio concedido pelo Instituto do Câncer

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/08/2017, 16h21

A senadora Ana Amélia (PP-RS) informou que receberá, na terça-feira (8), o prêmio Otávio Frias de Oliveira, conferido pelo Instituto do Câncer de São Paulo, na categoria personalidade de destaque em oncologia.

Ela aproveitou para agradecer toda a equipe que a ajudou e a ajuda na apresentação de projetos e em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com câncer.

Ana Amélia citou alguns projetos relatados por ela que, inclusive, já viraram lei: o que determina o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença e o que autoriza a cirurgia para implantação de prótese mamária no mesmo procedimento para a retirada do tumor, se isso for viável.

A senadora ainda é autora da iniciativa, já aprovada pelo Congresso e transformada em lei, que obriga os planos de saúde a oferecerem a quimioterapia oral aos pacientes com câncer e do que regulamenta as pesquisas clínicas no país.

— Neste momento de tanta perturbação no cenário político, é muito confortante, estimulante estar incluída no rol de uma distinção que o prêmio Otávio Frias de Oliveira concede”.

Sentença

A senadora Ana Amélia elogiou o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, por ter, em entrevista à imprensa, classificado de irretocável a sentença do juiz federal Sérgio Moro que condenou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Na ocasião, disse Ana Amélia, o desembargador adiantou que será justo e imparcial o julgamento do recurso contra a sentença de Moro, que ocorrerá por uma das turmas do Tribunal.

Venezuela

A senadora lamentou ainda a situação da Venezuela. Segundo Ana Amélia, o presidente Nicolás Maduro age "com truculência", reprimindo a oposição, desrespeitando o livre trabalho da imprensa e impedindo a atuação do Legislativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)