Policiais precisam ter condições para trabalhar, defende Wilder Morais em homenagem

Da Redação | 03/08/2017, 13h59

A Polícia Militar de Goiás foi homenageada, nesta quinta-feira (3), em sessão especial no Plenário do Senado, pelos seus 159 anos. O autor do requerimento, senador Wilder Morais (PP-GO), disse que não basta homenagear, mas que é preciso dar condições para os policiais trabalharem com segurança e eficácia.

- Acredito que temos que dar condições para que o policial possa trabalhar, dar segurança ao PM para que ele tenha condições de agir sem medo; sem medo de ser punido pelos criminosos, perdendo a sua vida; medo de ser punido pela justiça, punido pela má interpretação da lei. Digo isso porque vejo que há casos em que o policial, mesmo agindo em estrito cumprimento do dever legal, ainda corre o risco de ser punido pelo Estado ou de ser demitido de seu cargo - disse o senador.

Wilder Morais afirmou ainda que quer reinstalar, no Senado, a Subcomissão Permanente de Segurança Pública para avaliar a política pública no setor e reformar a legislação para que os procedimentos policiais sejam aperfeiçoados.

Fundada em 1858, com um grupamento de 47 militares para cuidar de três cidades, a Polícia Militar de Goiás conta hoje com 12 mil policiais para a proteção de 246 municípios.

O senador contou que decidiu homenagear todos os anos a polícia militar de seu estado devido a um atentado na cidade goiana de Itumbiara, presenciado por ele,  em que morreram o candidato à prefeitura, Zé Gomes, e o policial militar Vanilson João Pereira.

-  Naquela ocasião, só não houve um massacre ainda maior devido à eficiente e corajosa atuação da Polícia Militar, que esteve presente imediatamente, em especial o Policial Vanilson João Pereira, que morreu como herói, como alguém que deu sua vida para evitar um acidente ainda maior. Daí eu pergunto: quantos Vanilsons ainda teremos em nosso País para que as pessoas e instituições valorizem o trabalho da Polícia Militar? - questionou o senador

Motivo de orgulho

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) também disse que a corporação é motivo de orgulho para o estado e que os policiais militares de Goiás têm compromisso com o serviço e a proteção da população, sendo verdadeiros heróis, diante da violência existente no país.

- No Brasil, todo ano, morre aproximadamente a mesma quantidade de pessoas que na guerra civil na Síria! Essa alta fatura tem sido, infelizmente, paga pelos policiais militares que trabalham em um nível de estresse altíssimo. Em todo o Brasil, entre 2009 e 2015, foram mortos 721 policiais. Nos Estados Unidos, um país com 120 milhões de habitantes a mais do que o nosso, foram mortos 344 policiais no mesmo período. Somos, infelizmente, uma sociedade violenta, que, com infeliz frequência, resolve os seus problemas com agressividade e brutalidade - disse a senadora.

Ataques

O tentente-coronel, Alessandri da Rocha Almeida, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, criticou ataques aos policiais feitos pela Polícia Federal, na Operação Sexto Mandamento, e pela mídia, no caso do Capitão Sampaio, que feriu um estudante durante uma manifestação. Para Alessandri, há uma inversão de valores e é preciso valorizar os policiais militares.

- A história da Polícia Militar do Estado de Goiás, já contada em fatos históricos pelos meus antecessores, é permeada de heroísmo. Sempre fizemos muito com pouco. Contudo, a recente história da Polícia Militar do Estado de Goiás conta com fortes ataques aos policiais militares e a toda a instituição. (...) Mas, como uma instituição composta de bravos e altivos militares, nós superamos. Os índices de criminalidade que aumentaram após esse injusto ataque aos militares voltaram a abaixar, porque, sabemos, que, se recuarmos, quem paga é a sociedade, e por ela nos sacrificamos e nos doamos dia após dia - disse o tenente-coronel.

Atuação

O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves de Oliveira, afirmou que a Polícia Militar é feita de homens e mulheres valiosos que fazem a diferença nas ruas do estado.

- Para que tenham noção, apenas ontem, em 24 horas de serviço, a PM apreendeu, em diversas situações de ocorrência por todo o estado, duas toneladas de drogas. Ao longo deste ano de 2017, quase 20 toneladas de drogas foram retiradas das ruas pela PM. Imaginem, senhores e senhoras, quantas vidas foram preservadas, quantas vidas não pereceram aí em decorrência do tráfico, em decorrência de homicídios causado pelo tráfico de drogas - exemplificou.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, elogiou a Polícia Militar pela redução dos 12 índices de criminalidade no estado nos últimos meses.

- Enquanto, lamentavelmente, no conjunto do Brasil, a tendência é o aumento dos índices de criminalidade, os nossos bravos policiais são responsáveis pela redução muito expressiva dos doze índices integralmente. Essa notícia nós comemoramos ontem. Isso não é pouca coisa num país que vive o drama que vive o Brasil cotidianamente - celebrou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)