Eduardo Lopes manifesta apoio à presença das Forças Armadas no Rio de Janeiro

Da Rádio Senado e Da Redação | 02/08/2017, 21h05

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) manifestou o seu apoio à presença das Forças Armadas para garantir a segurança no seu estado. O decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem no Rio de Janeiro foi assinado no dia 28 de julho pelo presidente Michel Temer. A autorização tem prazo até o final de 2017 e os militares já estão nas ruas. A medida, segundo o senador, tem o apoio da maior parte da população.

Eduardo Lopes citou dados do Instituto de Segurança Pública que apontam um crescimento de 10% no número de homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, no primeiro semestre de 2017. A comparação é com o mesmo período do ano passado. O aumento da criminalidade, de acordo com Eduardo Lopes, já prejudica a economia e provocou uma queda no faturamento gerado pelo turismo no estado.

O senador lamentou que o estado, que enfrenta uma grave crise fiscal econômica, esteja perdendo receitas justamente no setor de turismo, que é uma de suas principais vocações.

- Mas é claro que a violência em primeiro lugar afugenta o turista. Qual é o turista que quer visitar um lugar onde ele vai se sentir inseguro? - indagou.

Eduardo Lopes disse que o primeiro passo é o reconhecimento das áreas, com a ajuda das polícias civil e militar, para elaborar um planejamento integrado. Depois, explicou o senador, começará o trabalho de inteligência para atingir o crime organizado. O foco estará na apreensões de armas, munições e drogas e na prisão de traficantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)