Vanessa Grazziotin destaca pesquisa que revela descontentamento com Temer

Da Redação | 01/08/2017, 17h35

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) destacou na tribuna do Plenário nesta terça-feira (1º) pesquisa de opinião do Instituto Ibope que aponta que 81% dos cidadãos defendem a possibilidade de o presidente da República, Michel Temer, ser processado.

Vanessa Grazziotin observou que, defendendo o processo contra Michel Temer os cidadãos ouvidos na pesquisa "estão automaticamente defendendo o seu afastamento".

Temer foi acusado pela Procuradoria-Geral da República de cometer o crime de corrupção passiva, mas para que o processo tenha continuidade no âmbito do Supremo Tribunal Federal, a denúncia precisa ser acolhida por dois terços dos deputados. A Câmara decide neste quarta (2) se acolhe ou não a denúncia, o que provocaria o afastamento automático de Temer.

— Temos conhecimento de que no estado do Amazonas — até porque lá nós estamos vivendo um processo eleitoral — pesquisas têm sido feitas com muita frequência. E também nesse aspecto, sobre a situação de Michel Temer, mais de 81% dos eleitores do Amazonas são favoráveis à abertura de um processo contra esse presidente, por razões que são óbvias.

A senadora criticou ainda a ação da bancada de apoio a Temer na Câmara dos Deputados.

— Como são necessários 342 votos para autorização de abertura de processo contra ele, qual é a tática que eles utilizam? É a de os Deputados faltarem à sessão, não colocarem a digital. Mas não tem problema. Diante da população brasileira será pior essa atitude, porque o povo brasileiro não é bobo, o povo brasileiro não é burro, o povo brasileiro está vendo perfeitamente o que está acontecendo!

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)