CPI do BNDES será instalada nesta quarta

Da Redação | 01/08/2017, 19h17

Será instalada no Senado nesta quarta-feira (2), às 15h, a Comissão Parlamentar de Inquérito do BNDES. A comissão foi criada para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo banco no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais.

Na reunião de instalação da CPI, os senadores devem eleger presidente e vice-presidente do colegiado, além de indicar seu relator. A comissão terá 13 integrantes titulares e oito suplentes. A instalação ocorrerá na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

A instalação da CPI contou com o apoio de 37 senadores, dez a mais do que o mínimo exigido pelo regimento. O propositor, senador Roberto Rocha (PSB-MA), propôs atenção especial à linha de crédito para a internacionalização de empresas operada a partir de 2007, ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi essa linha de crédito que permitiu aos irmãos Batista, donos da JBS, internacionalizar suas operações por meio da compra de frigoríficos em diversos países, com destaque para os Estados Unidos.

Além de financiar as aquisições da JBS, o BNDES ainda comprou participação na empresa por meio da BNDESpar, uma subsidiária. Hoje, o banco detém 23% do capital da JBS. Após investigações, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou em R$ 711 milhões o prejuízo até aqui acumulado pelo BNDES com essa parceria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)