Senadores negociarão continuidade da Universidade Latino-Americana

Sergio Vieira | 01/08/2017, 15h35

Um grupo de senadores da Comissão de Educação tentará um acordo com  o deputado federal Sergio Sousa (PMDB-PR) para que retire proposta de emenda apresentada à MP 785/2017, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),  a qual, na prática, fecharia a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). A infraestrutura da Unila seria disponibilizada para a criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná.

A decisão foi tomada pela presidente da Comissão de Educação, Lúcia Vânia (PSB-GO), durante reunião realizada nesta terça-feira (1º), em atendimento a manifestações dos senadores Fátima Bezerra (PT-RN) e Cristovam Buarque (PPS-DF), que são contrários ao fechamento da Unila. Cristovam garantiu que Sergio Sousa está aberto a uma negociação com os senadores.

— Ele me disse que também não acha o ideal aprovar uma mudança como essa por meio de MP. Pode ser que ele retire sua emenda e apresente um projeto de lei — informou Cristovam.

Docentes

Fátima Bezerra leu ainda uma nota oficial da Associação Nacional dos Docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) contrários ao fechamento da Unila. Ela concordou com a posição da entidade, considerando "absurda" uma alteração de tal dimensão neste projeto acadêmico "sem qualquer debate prévio com a própria comunidade afetada".

Fátima Bezerra e Cristovam também consideram temerário que universidades possam ser fechadas por meio de MPs, acreditando que tal fato, caso se concretize, abrirá um precedente muito grave no que se refere à autonomia universitária, colocando-a à mercê de contingências políticas.

O senador ainda lembrou que a Unila é mantida em sua maior parte por recursos federais e da usina de Itaipu, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, tendo milhares de estudantes não só paranaenses e brasileiros em geral, mas também de outros países latino-americanos.

Lúcia Vânia disse estar "confiante" que o deputado paranaense chegará a um acordo, abrindo mão de sua emenda e buscando um outro caminho para seu pleito. Na justificativa, Sergio Sousa lista entre outros motivos para sua proposta demandas surgidas da comunidade estudantil paranaense. Os estudantes, segundo ele, defendem que a troca da Unila por uma universidade com foco na economia local proporcionará mais postos de trabalho. Cristovam também abordou este tópico durante a discussão na CE, lembrando que a grave crise fiscal por que passa o país não indica que a nova universidade possa oferecer mais oportunidades, além de na prática enfraquecer o Mercosul, que é um dos principais focos dos cursos da Unila.

Plenário

Durante a reunião desta terça-feira, a CE também aprovou o PLC 48/2016, que denomina "deputado Wellingon Landim" todo o trecho da transposição do Rio São Francisco localizado no Ceará,  e o PLC 2/2017, que torna Limeira (SP) a Capital Nacional da Jóia Folheada. Ambas as propostas seguem para análise do Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)